sábado, 2 de abril de 2011

Hipertensão Arterial

Hipertensão Arterial


  • O que é Pressão Arterial:
É a pressão exercida pelo sangue sobre a parede das artérias, que pode ser medida por um aparelho chamado esfigmomanômetro, em unidades de mmHg (milímetros de mercúrio). Dois valores determinam a pressão arterial: um máximo (pressão sistólica) que corresponde a contração cardíaca e um mínimo (pressão diastólica) que corresponde ao relaxamento cardíaco. Uma alteração nestes valores pode determinar uma queda no nível da pressão arterial, é o que chamamos de hipotensão, ou uma elevação no nível da pressão arterial, que chamamos de hipertensão.  
  • O que leva à Hipertensão Arterial:
Em 90% dos casos é o estreitamento das artérias, que dificulta a passagem do sangue, com isto elevando a pressão, é o que chamamos de hipertensão primária. Mas também pode ocorrer hipertensão quando o corpo retém líquido em excesso ou por problemas renais, é o que chamamos de hipertensão secundária.
  • Causas:
Na maior parte dos casos, a causa é desconhecida, é a hipertensão primária ou essencial, os fatores envolvidos são hereditariedade, consumo excessivo de sal, idade, obesidade, sedentarismo, stress, tabagismo e alcoolismo. No restante dos casos há uma causa específica, exemplo: problemas renais, problemas na artéria aorta, tumores (na glândula supra-renal) e algumas doenças endócrinas (relacionado com hormônios). Um fator que pode representar um agravante para pessoas idosas é a aterosclerose.  
  • Fatores de Risco:
Fumo, idade, história familiar, obesidade, excesso de sal na dieta, entre outros.


  • Principais Sintomas:
  • Diagnóstico:
A hipertensão existe quando medida a pressão várias vezes em um consultório médico, ou seja, feito um controle durante dias seguidos, seus valores se mantém acima de 140/90 mmHg.
  • Como Prevenir:
A hereditariedade é um fator de grande importância, então as pessoas que tem propensão à ter hipertensão devem ter um cuidado maior. 
  1. Evitar o excesso de peso, que eleva a pressão e o risco para diabetes, doenças cardíacas e derrame.
  2. Evitar o consumo exagerado de sal, que provoca retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão.
  3. Realizar atividades físicas, que ajudam no controle do peso, diminuindo as taxas de gordura e açúcar no sangue, elevando o bom colesterol e diminuindo a tensão emocional.
  4. Evitar o uso de bebida alcóolica.
  5. Evitar o fumo, que aumenta o risco para doenças cardíacas e piora a aterosclerose (endurecimento das artérias), que provoca o aumento da pressão
  6. Controlar o stress, que ajuda aumentar a pressão.  

Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta
CREFITO 4 Nº 118117 F
(31) 8828-4014


Nenhum comentário:

Postar um comentário