sábado, 9 de abril de 2011

Alongamento e Lesão

Alongamento Antes da Corrida Não Previne Lesões

Alongamento antes de uma corrida não previne nem causa lesões, de acordo com um estudo apresentado neste ano na Reunião Anual da American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS).


Mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo correm por lazer ou competitivamente e, recentemente, surgiu uma controvérsia quanto aos corredores alongarem antes de correr, ou não. Este estudo incluiu 2.729 corredores que correm 16 ou mais quilômetros por semana. Desses corredores, 1.366 foram randomizados para um grupo de alongamento, e 1.363 foram randomizados para um grupo que não o realizava antes da corrida. Os músculos incluídos no programa de alongamento foram quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmio e sóleo. Toda a rotina levou de 3 a 5 minutos e foi realizada imediatamente antes da corrida.
O estudo constatou que o alongamento antes da corrida não impede, nem causa lesões. Na verdade, os fatores de risco para desenvolvimento de lesões mais significativos incluem:
- História de lesão crônica ou lesões nos últimos quatro meses;
- Alto índice de massa corporal (IMC);
-Mudanças nas rotinas de alongamento antes da atividade (corredores que normalmente se alongavam e pararam e que não se alongavam antes de começar a correr e passaram a se alongar).
"Mas, quanto maior a quilometragem, maior o peso e a idade do corredor, mais provável será sua chance de ter lesões"
"Como um corredor, eu pensava que o alongamento antes de uma corrida ajudaria a prevenir lesões", disse Daniel Pereles, MD, autor do estudo e cirurgião ortopédico da Montgomery Orthopedics outside Washington, DC. Entretanto, vimos que o risco de lesão foi o mesmo para homens e mulheres, sendo altas ou baixas quilometragens e em todas as faixas etárias. Mas, a quilometragem da corrida, o peso e a idade do indivíduo, influenciam no risco de ocorrer a lesão, e, lesões prévias no prazo de quatro meses predispõem ainda mais a lesões", ele acrescentou.
Os corredores que se alongavam normalmente em sua rotina antes da corrida e foram orientados a não alongar durante o período do estudo, apresentaram uma maior probabilidade de ter uma lesão. " Embora todos os corredores que mudaram sua rotina tenham maior chance de desenvolver uma lesão comparado aos que a mantiveram, o grupo que parou de realizar o alongamento teve mais relatos de lesões, o que implica que uma mudança imediata de um regime pode ser mais importante do que o programa em si ", acrescentou.
As lesões mais comuns foram na virilha, no pé / tornozelo e no joelho. Não houve diferença significativa nas taxas de lesões entre os corredores que se alongavam e os corredores que não se alongavam para qualquer local específico da lesão.



Fonte:
·        Medical News Today


Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta
CREFITO 4 Nº 118117 F



Nenhum comentário:

Postar um comentário