domingo, 7 de agosto de 2011

O Que é Biodança / Biodanza ?

O Que é Biodança / Biodanza ?


A Biodança (bio = vida + dança,  a dança da vida) é um sistema de crescimento pessoal, com bases na biologia, entendendo que o orgânico e o psíquico não são mais do que aspectos de uma mesma realidade. Partindo dessa percepção global da pessoa, a Biodança tem como objetivo principal a integração do ser humano com relação a si mesmo, a seus semelhantes e ao que está ao seu redor.

Como acontece uma sessão de Biodança?

Uma sessão de Biodança apresenta uma seqüência de exercícios integradores, induzidos e estimulados por música, pelo movimento cheio de significado, provocando emoções tanto individual como grupalmente, a fim de resgatar e reforçar as cinco linhas básicas de expressão do potencial humano: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência.

Em que a Biodança favorece seus participantes?
A prática regular de Biodança dissolve as tensões motoras crônicas, favorece um estado de bom humor, reforça o sistema imunológico, a auto estima e estimula um bom contato interpessoal, contribuindo para seus participantes encontrarem novas motivações para viver.

Origem e breve história da Biodança
O prefixo “BIO” tem sua origem no termo grego bios que significa VIDA. A palavra “DANÇA” tem origem francesa e significa “movimento integrado e com sentido”. Assim construiu-se o termo Biodança, que significa “A Dança da Vida”.
O “Sistema Biodanza” foi criado nos anos 1960 pelo antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda inspirado em fontes antropológicas e etiológicas e se encontra difundido em diversos países, incluindo países da América Latina, Europa, Canadá, Japão e África do Sul.
Utilizando fundamentos da Biologia, da Antropologia e da Psicologia, a biodança se define oficialmente como um sistema de integração afetiva, de renovação orgânica e de reaprendizagem das funções originais da vida. Apesar de produzir efeitos terapêuticos, a biodança não é uma terapia, um esporte ou uma simples dança.
É uma pedagogia da arte de viver, uma poética do reencontro humano e um convite para que se crie uma nova cultura baseada no som da vida. Seus objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.
Diferente de um espetáculo, a dança da Biodança apresenta um movimento profundo que nasce no íntimo no ser. Portanto, dançar é assumir em si mesmo o movimento da própria maneira de ser no mundo. Toro realizou experiências clínicas com pacientes psiquiátricos para verificar as vivencias que a música podia induzir. Chegou à conclusão de que cada perturbação requeria diferentes estímulos musicais e que a música tinha um poder curativo capaz de modificar estados físicos e emocionais crônicos.
A investigação desenvolveu-se por 25 anos de confrontação com a realidade, até chegar à elaboração de um modelo teórico científico, de caráter biológico que, partindo do potencial genético inerente aos seres humanos, propõe as chamadas “linhas de vivência”, que são necessidades vitais diferenciadas:
  • vitalidade – vista como fonte e expansão da energia vital profunda e do impulso existencial;
  • sexualidade – vista amplamente como o desenvolvimento do contato sensível e progressivo natural;
  • criatividade – vista como o desenvolvimento da capacidade de renovação do ser e de renascimento interior;
  • afetividade – tratada como pesquisa e obtenção da nutrição emocional oriunda da expressão afetiva espontânea, com os outros e por extensão com a natureza;
  • transcendência – segundo a evolução da consciência e o desenvolvimento da consciência como ser participante e integrante da harmonia cósmica.
Resumindo, o que se propõe com a Biodança é que cada pessoa, gradativamente, seja responsabilizado por seu próprio crescimento pessoal, capaz de de integrar todos esses aspectos em sua vida cotidiana, criando novas motivações para viver e, sobretudo, que mantenha um estilo de vida baseado na saúde e na felicidade.

Fonte: Wikipedia
Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta



2 comentários:

  1. Dr. Rafael tenho uma dúvida quebrei o rádio osso do braço a mais ou menos 8 anos e na época ao tirar o gesso o braço e mão não faziam nenhum movimento mas com fisioterapia conseguimos que todos os movimentos voltassem ao normal porém apenas o movimento de rotação da mão não voltou até o movimento vertical está 100%, gostaria de saber se depois de tanto tempo é possível ter de volta este movimento ?

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE, PELO QUE PARECE VC CONSEGUIU UM BOM GANHO DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO, FALTANDO APENAS ALGUNS GRAUS FINAIS PARA Q VC CONSIGA A ROTAÇÃO DO PUNHO. APESAR DE QUE, JÁ SE TEM UM BOM TEMPO (8 ANOS) E NÃO HOUVE O GANHO TOTAL. NESTE CASO, COMO SOU ESPECIALISTA EM TERAPIA MANUAL, POSSO LHE INDICAR QUE UMA TÉCNICA DE MOBILIZAÇÃO ARTICULAR, PREFERENCIALMENTE DE MULLIGAN, FEITA POR UM FISIOTERAPEUTA PODERÁ LHE PROMOVER GANHOS, NÃO POSSO GARANTIR Q VENHA SER TOTAL.
    ATENCIOSAMENTE,
    RAFAEL.

    ResponderExcluir