domingo, 7 de agosto de 2011

O Que Faz Um Fisioterapeuta ?

O Que Faz Um Fisioterapeuta ?

Fisioterapeuta é o profissional formado em curso superior de Fisioterapia, com registro no conselho profissional, com autonomia e independência é o responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e recuperação de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
A partir da consulta fisioterapêutica, elabora o diagnóstico, o prognóstico, desenvolve projeto de intervenção com objetivos claramente definidos, descrevendo os procedimentos a serem administrados, induz a ação dos recursos terapêuticos, controla a resposta, reelabora o projeto quando indicado e decide pela alta fisioterapêutica, quando os objetivos forem atingidos ou for alcançada a máxima recuperação funcional com o paciente/cliente.


Principais áreas de intervenção:

Afecções respiratórias – Utilizam-se procedimentos próprios para doentes acamados ou com bronquite crônica, asma e enfisema pulmonar. É a chamada Fisioterapia Respiratória.
Dermatologia - Utiliza procedimentos próprios para doenças dermatológicas com aplicação raio laser, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retrações musculares e acelerar os processos de cicatrização.
Estimulação precoce – Utilizam-se procedimentos próprios que ajudam o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos.
Fisioterapia do trabalho – Avaliar, prevenir e tratar moléstias causadas pelo exercício de funções exigidas no trabalho. Também conhecida como Ergonomia.
Geriatria e Gerontologia – Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento e treinar a coordenação motora de pessoas idosas.
Gestantes - Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares e respiratórios para evitar problemas circulatórios e de postura em mulheres grávidas e treiná-las para o parto.
Ginecologia - Utiliza procedimentos próprios que visa a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão pré-menstrual, Dismenorréia, entre outros.
Neurologia – Ajudar pacientes com traumatismo craniano (TCE), derrame cerebral (AVC), paralisias e recuperar a coordenação motora.
Ortopedia e Traumatologia – Usar a eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentação, estimular a circulação e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações.
Reeducação postural – Tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.
Reumatologia – Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos.
Disfunção da ATM – Atua principalmente sobre a Odontologia, tratando de disfunções da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).
Pediatria (Fisioterapia Pediátrica) – Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades neurológicas e cardiorrespiratórias de crianças. Dentre elas podemos citar o baby bobath, o aumento do fluxo expiratório, a expiração lenta e prolongada desobstrução rinofaríngea retrógrada, a glossopulssão retrógrada, o posicionamento no leito e o reequilíbrio torácico – abdominal.

Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta


2 comentários:

  1. olá rafael...vou te contar o que aconteceu comigo! ha mais ou menos 2 anos atras me cortei com copo.fiz exames etc...o ortopedista chegou a conclusao que era um rompimento parcial do dedo indicador e me passou 120 sessoes de fisioterapia.
    fiz umas 30sessoes e nao via melhora no dedo.o lugar que fazia fisioterapia era precário entao logo desanimei e parei.hoje dois anos depois isso me incomoda muito pois nao movimento de forma alguma o dedo indicador,e quase nao o sinto parece que estou com anestesia no dedo.por esse problema me atrapalhar muito na minha vida eugostaria de saber se eu fizer a fisioterapia novamente meu dedo voltara ao normal ou eu terei que partir pra uma cirurgia?gostaria de saber o que vc acha do meu caso!!!aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  2. Colega Anônimo! Acho que pela falta de sensibilidade vc tenha tido um rompimento de grande parte da condução nervosa! O que leva a diminuição da sensibilidade e falta de movimento! Tem de se analisar como foi feita essa sua cirurgia! Não ao certo se há a possibilidade de fazer ENM de mão! Se houver seria uma boa pesquisar! Para posteriormente fazer um prognostico fisioterápico e conduta no possível tratamento! Luiz Claudio - Fisioterapeuta

    ResponderExcluir