quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fibromialgia

Fibromialgia



  • O que é Fibromialgia:
O termo fibromialgia refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono. No passado, pessoas que apresentavam dor generalizada e uma série de queixas mal definidas não eram levadas muito a sério. Por vezes problemas emocionais eram considerados como fator determinante desse quadro ou então um diagnóstico nebuloso de “fibrosite” era estabelecido. Isso porque acreditava-se que houvesse o envolvimento de um processo inflamatório muscular, daí a terminação “ite”.
Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à uma alteração da sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo que é percebido pelo corpo como algo lesivo. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outros tipos de seqüela. No entanto a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional, motivos que plenamente justificam que o paciente seja levado a sério em suas queixas. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento.
Diferentes fatores, isolados ou combinados, podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais. Assim sendo, uma infecção, um episódio de gripe ou um acidente de carro, podem estimular o aparecimento dessa síndrome. Por outro lado, os sintomas de fibromialgia podem provocar alterações no humor e diminuição da atividade física, o que agrava a condição de dor.

  • Tratamento não-farmacológico:
Os especialistas em Fibromialgia do EULAR (Liga Européia contra o Reumatismo) elaboraram recentemente diretrizes para o tratamento desta síndrome.
Desta forma, são estas as recomendações do EULAR para o tratamento não farmacológico da Fibromialgia:

    • Hidroterapia e hidroginástica são úteis nos pacientes com Fibromialgia.
    • Programas de exercícios individualizados, incluindo exercícios aeróbicos e fortalecimento muscular, são úteis em pacientes com Fibromialgia.
    • A terapia cognitivo-comportamental pode ser útil em alguns pacientes com Fibromialgia.
    • Outras terapias como relaxamento, reabilitação, fisioterapia “no seco” e suporte psicológico podem ser usados de acordo com as necessidades de cada paciente.


Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta



5 comentários:

  1. Muito bom blog. Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Olá,gostei muito deste blog. muito util.
    tenho problemas de saúde e ainda não sei ao certo que tenho, já procurei vários medicos nenhum me dá certezas, uns dizem que é fibrimialgia,outros dizem que é do meu sistema nervoso,ansiadade. fiz uma ressonancia, e disseram-me que tinha desgastes nas articulações. outro diz que é das hormonas estarem baixa, depois o diagnostico de poli-artralgia.gostava de tirar dúvidas, se não se emportar.

    ResponderExcluir
  3. POIS NÃO. E QUAL SERIA A(S) SUA(S) DÚVIDA(S)?

    ResponderExcluir
  4. gostei muito de seus esclarecimentos!!! Tenho degeneração da coluna lombar e encurtamento dos isquios!!! Faço tres vezes por semana de massagem terapeutica e estou melhorando bastante! Fiz 3 anos de academia e só fiquei com mais dor!!! Obrigada! Voce parece entender muito bem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. ESTAVA MEIO PARADO, AGORA ESTOU VOLTANDO A POSTAR NOVAS MATÉRIAS. A
      ABRAÇOS

      Excluir