terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Varizes


Varizes



  • O que são varizes:

As varizes, seguramente, estão entre as principais preocupações estéticas das mulheres. Embora se desenvolvam também nos homens, elas são bem mais comuns e atingem com muito mais intensidade a população feminina.
As varizes surgem quando ocorre a dilatação das veias sob a pele. Essa dilatação faz com que elas fiquem mais grossas e tortuosas, resultando num aspecto estético bastante desagradável. Aliás, a palavra variz vem do latim e significa serpente.
As varizes podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos membros inferiores: pernas, pés e coxas. Em alguns casos, a dilatação da veia dá origem a ramificações de cor avermelhada, o que em geral traz um aborrecimento estético adicional às pessoas (geralmente mulheres) que tem o problema.

  • Como ocorrem as varizes:

O surgimento de varizes está relacionado ao modo como o sangue circula pelo nosso corpo. Inicialmente, o coração bombeia o sangue para as artérias. Estas, por sua vez, distribuem o sangue por todo o corpo. Depois, o sangue retorna ao coração pelas veias. É nessa etapa de retorno do sangue para o coração que podem ocorrer as varizes.
Para que o sangue possa retornar ao coração, as veias dos membros inferiores contêm as chamadas válvulas venosas, que ajudam a fazer o sangue subir das pernas e pés até o coração. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue reflui e forma coágulos, causando a dilatação das veias. Essa dilatação corresponde ao que chamamos de varizes.

Veia Normal e com Varize


  • Causas das varizes:

A ocorrência de varizes é uma doença cuja principal causa é hereditária. Por isso, é muito comum que ela ocorra em pessoas da mesma família.
Outros fatores também podem contribuir para o surgimento de varizes ou mesmo para agravar as varizes já existentes, como:

    • Idade: A ocorrência de varizes é mais comum após os 30 anos de idade, podendo piorar com o passar do tempo. No entanto, pode ocorrer também o aparecimento de vasos ou microvarizes em pessoas mais jovens.
    • Obesidade: O aumento do peso causado pela obesidade leva a um aumento de pressão nas pernas. Essa pressão dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração, causando assim o surgimento de varizes.
    • Sexo: As varizes ocorrem com mais freqüência nas mulheres do que nos homens, principalmente devido a fatores hormonais ligados a gestação, menstruação e menopausa.
    • Algumas pesquisas sugerem que terapias de reposição hormonal e uso de anticoncepcionais também podem aumentar o risco de desenvolvimento de varizes.
    • Tabagismo: O uso de tabacos, entre outros males, provoca efeitos nocivos às paredes das veias.
    • Vida sedentária: A movimentação constante das pernas ao caminhar, a prática de exercícios e outras atividades física ajudam no bombeamento do sangue das veias para o coração. Pessoas sedentárias tendem a permanecer mais tempo sentadas, não caminhar e nem praticar exercícios físicos ficando mais propensas a desenvolverem as varizes.
    • Gravidez: Durante a gestação ocorre um aumento da circulação sanguínea pelo corpo da gestante exigindo mais das válvulas venosas. Além disso, as alterações hormonais e o aumento do volume do útero, que acaba gerando uma compressão abdominal, dificulta a circulação do sangue e contribui para o surgimento das varizes.

  • Sintomas e sinais das varizes:

O surgimento das varizes vem acompanhado de uma série de sinais e sintomas desagradáveis, tais como:
o       Dores nas pernas;
o       Câimbras;
o       Sensação de queimação nas pernas e planta dos pés;
o       Inchaço nos tornozelos ao final do dia;
o       Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas, associada a uma sensação de peso;
o       Surgimento de veias de coloração azul sob a pele;
o       Formação de vasos superficiais à pele de coloração avermelhados;
o       Incômodo e sensação de inquietação nas pernas.

IMPORTANTE: Os sinais e sintomas acima descritos são indicativos de varizes, aos primeiros sinais e sintomas deve-se procurar uma médico especialista (angiologista) o mais rápido possível. É importante lembrar que se as varizes não forem devidamente tratadas a tempo, a doença poderá evoluir para um quadro mais grave.


  • Dicas para evitar varizes no dia-a-dia:

O surgimento das varizes depende, em parte, dos hábitos diários da pessoa. A adoção de alguns hábitos e práticas pode ajudar na prevenção. Tais como:

    • Evite permanecer na mesma posição, seja de pé ou sentado, por longos períodos.
    • Use adequadamente as meias elásticas durante a gravidez, quando prescrita.
    • Evite ficar acima do seu peso ideal.
    • Ao dormir, procure deixar os pés ligeiramente erguidos e mais alto que a cabeceira.
    • Pratique frequentemente exercícios leves como: caminhada, natação, ciclismo, hidroginástica.
    • Evite usar calçados com salto maiores que 5 cm.
    • Evite fumar.

  • Exercícios diários para combater as varizes:

Exercícios Capilares:
o       Deite-se de costas mantendo a coluna reta;
o       Use um travesseiro fino para apoiar a cabeça;
o       Use um conjunto de almofadas/travesseiros e repouse as panturrilhas sobre eles, fazendo com que as coxas fiquem na vertical a as pernas e os pés na horizontal.

Ø      Realize movimentos circulares com os pés, ora em sentido horário, ora em sentido anti-horário. Fazer cerca de 30 rotações para cada lado, descansar por 1 minuto e repetir o processo por mais duas vezes.
Ø      Realize movimentos dobrando os pés para cima e para baixo. Fazer cerca de 30 movimentos para baixo e mais 30 para cima, descansar por 1 minuto e repetir o processo por mais duas vezes.
o       Em pé, segurando em uma cadeira à sua frente, ficar na ponta dos pés e depois voltar com o calcanhar para o chão. Realizar 10 vezes e descansar por 1 minuto, repetir o processo por mais duas vezes.
o       Realize sempre alguma atividade física, como caminhadas leves, hidroginástica, natação,ciclismo. De preferência sempre supervisionada por um profissional espeecializado.




Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta
CREFITO 4 Nº 118117 F
(31) 8828-4014




Nenhum comentário:

Postar um comentário