quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Síndrome de Hoffa / Hoffite

Síndrome de Hoffa / Hoffite


·        O que é:

A famosa dor na região anterior do joelho é frequentemente atribuída a patologias conhecidas como: dor Patelo-Femural ou Condromalácea Patelar. Uma vez que essas patologias não são diagnosticadas no exame físico e clínico, uma segunda causa pode ser a Síndrome de Hoffa ou Hoffite.
A Síndrome de Hoffa é caracterizada pelo desenvolviemntos de alterações inflamatórias crônicas da gordura infra-patelar hipertrofiada. Essa gosrdura fica nos espaços fêmur-tibial e fêmur-patelar, logo atrás do tendão patelar.

·        Causas:

As suas causas variam, podendo ser desde um trauma direto na região anterior do joelho contra uma superfície dura inflamando assim a Hoffa, ou até mesmo traumas repetitivos da patela contra o fêmur que é comum de ocorrer em corredores e indivíduos que possuem a patela mais alta.

·        Sintomas:

Os sintomas comuns de ocorrerem são: dor anterior no joelho, dificuldade para estender o joelho, dor ao toque na região inferior da patela e dificuldade na prática de esportes que exigem explosão muscular e velocidade.

·        Tratamento:

O tratamento consiste em diminuir o processo inflamatório, seja pelo uso de remédios prescritos pelo médico e/ por condutas fisioterápicas como: alongamento da musculatura que age no joelho, tanto o músculos anteriores quantos os posteriores do membro inferior afetado, além de retorno gradual à prática esportiva.
Em casos mais crônicos, alguns pacientes optam pelo tratamento com uso de TOC, ou seja, Terapia por Ondas de Choque,mas neste caso deve haver um acompanhamento direto com um profissional especializado.


Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta
CREFITO 4 Nº 118117 F
(31) 8828-4014



9 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, adorei. um abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, volte sempre.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. vou fazer uma pergunta,sobre o derrame cerebral,é verdade que se tomar omega 3 da beneficios ao corpo e diminui essa possibilidade de derrame?eu quero saber do omega 6,é verdade que da problemas?como cancer e outras coisas no cerebro?é o que eu ouso dizer.e queror saber sobre o oleo de primula,é seguro dizer que faz beneficios é comprovado tudo isso?me responda meu email é amandareal32@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!!!!! Entrei na net para procurar informações sobre hoffite e cliquei em um link no google, quando abri começei a rir... era o seu blog..... tô com um paciente com condromalácia e hoffite. Vc tem experiência com esse tipo de paciente? Se tiver alguma dica em relação ao tratamento, por favor me passe!!!! Bj, Ana Carolina.

    ResponderExcluir
  5. Estou com um paciente com a Sindrome de Hoffite e gostaria de dicas de tratamento para utilizar com a minha paciente. obg

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Rafael, tenho desgaste no joelho e gostaria de saber qual o tipo de exercício que posso realizar para amenizar um pouco este problema e gostaria de saber também se vale a pena investir em uma bicicleta ergométrica, conto com a sua ajuda, Simone.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde ! Sou educadora física e tenho uma aluna com condromalacea e hoffite gostaria de saber quais são as limitações dela nos exercícios , o que pode fazer de exercícios?
    Obrigada Fabiana

    ResponderExcluir
  8. Quem foi diagnosticado com hoffite indo pra academia melhora ou piora?

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Fui diagnósticada com hoffite e já tomei remédios anti inflamatórios e não fez efeito. Que tipos de alimento posso comer para não piorar meu quadro ou para favorecer na recuperação ?

    ResponderExcluir