segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Varizes na Gravidez


Varizes na Gravidez


            A gravidez é um momento especial na vida da mulher. Apesar disso, existem alguns inconvenientes relacionados à gravidez que devem ser tratados com atenção. Um deles é justamente o surgimento ou mesmo o agravamento das varizes, muito comum após o quinto mês de gestação.
            Para evitar tal problema, a grávida deve procurar não permanecer muito tempo sentada ou em pé. Isto porque, durante a gestação, a mulher tem uma maior retenção de líquidos, a compressão abdominal pelo útero que comporta o feto e ação hormonal que dificultam o retorno do sangue das pernas para o coração, fazendo com que haja o surgimento das varizes.
Assim sendo, a mulher grávida deve sempre estimular a circulação sanguínea, para isso, ela deve posicionar, por várias vezes ao longo do dia, as pernas em um nível mais alto que o da cabeça e realizar movimentos circulares e movimentos ”para cima” e “para baixo” com os pés (para um maior esclarecimento favor ler também o tópico “Varizes” neste Blog). O uso de meias compressivas também deve ser feito quando prescrita por um médico.
A alimentação adequada também é importante neste período. Mantendo uma dieta equilibrada, a mulher grávida não corre o risco de engordar em excesso e nem fará esforço adicional sobre os vasos sanguíneos, diminuindo as chances de ocorrência de varizes.

Super Dica:

Uma forma muito interessante de se melhorar a circulação do sangue nas pernas, diminuindo as chances de ocorrência das varizes e proporcionando um maior contato da grávida com seu parceiro e vice-versa é através da massagem para os membros inferiores que pode ser realizada da seguinte forma:
O ambiente deve ser tranqüilo, bem arejado e com luminosidade branda. É importante que tal massagem seja algo prazeroso para ambos, caso contrário fará mais mal do que bem.
A grávida deve estar deitada sobre uma superfície macia, com a coluna reta, as pernas apoiadas sobre travesseiros ou sobre uma cunha (espécie de almofada em formato triangular, comumente encontrada em lojas que vendem colchões ou em lojas que vendem produtos para Fisioterapia) de modo que as pernas e os pés fiquem mais altos que a cabeça.
O parceiro pode usar um creme ou um óleo (sugestão de óleo caseiro: misturar 10 gotas de óleo cypress, 5 gotas de óleo juniper, 10 gotas de lavanda, 5 gotas de camomila com 100ml de óleo de amêndoa doce) espalhando-o pelos pés e perna da sua parceira. Realizar movimentos, com leve pressão, utilizando a curva das mãos, sempre dos pés em direção ao tronco. Separe a massagem por regiões, comece nos pés, realizando de 5 a 8 repetições, depois passe para as pernas e, por último, coxa (5 a 8 repetições nas pernas e mais 5 a 8 nas coxas). Realize primeiro em um membro e, depois, no outro.
IMPORTANTE: O contato das mãos do parceiro só deve ocorrer na direção dos pés para o tronco da gestante. Não deve haver deslizamento da mão do parceiro no sentido tronco para os pés!!!



Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta
CREFITO 4 Nº 118117 F
(31) 8828-4014


Nenhum comentário:

Postar um comentário