quinta-feira, 30 de junho de 2011

Uso da Bola no Método Pilates

Uso da Bola no Método Pilates

             Método Pilates com Bola:

            O uso da bola em práticas físicas já era conhecido desde a antiguidade. No entanto, durante muito tempo ela foi usada somente em atividades bem específicas, como em clínicas de fisioterapia, para tratamento de crianças com problemas de saúde e também para atividades de reabilitação de adultos com problemas ortopédicos.
            Mas há algumas décadas descobriu-se que a bola, geralmente feita em material sintético como borracha ou vinil, também poderia ser usada como um excelente instrumento para a prática de exercícios. E um dos descobridores desta informação foi justamente Joseph Pilates. Ele percebeu que a bola seria ideal para o tipo de atividade que ele criou. Isso porque os exercícios feitos com esse artefatonexigem maior concentração por parte do praticante. E a concentração, juntamente com o controle da respiração, é um dos ingredientes principais do Método pilates.

            Os Principais Benefícios do Método Pilates com Bola:

            Os exercícios do Método Pilates com bola exigem principalmente concentração e equilíbrio, para que possam ser executados corretamente. A superfície lisa e arredondada da bola em contato com o corpo exige uma contração muscular para que esta estabilidade seja alcançada. Verificou-se que o seu uso contribui no aumento da flexibilidade corporal, no alongamento e reforço da musculatura, além de promover, principalmente, uma melhoria em sua capacidade respiratória, pois a respiração deve estar sempre em harmonia com cada movimento das atividades.
            Por fim, além de evitar lesões e risco de acidentes na execução dos exercícios, o uso da bola tem outro aspecto importante: ela é bastante lúdica, fazendo com que você se divirta ao mesmo tempo em que pratica os exercícios.


             Como Escolher a Bola:

            A bola pode ser comprada em qualquer loja de artigos esportivos ou de lazer. O seu tamanho depende da estatura da pessoa. Sendo necessário que sua medição seja em diâmetros, isto é, a medida em linha reta do solo até o ponto mais alto da bola. As dimensões recomendadas, conforme o tamanho da pessoa, estão relacionadas abaixo:

           Bola de 30 cm: para crianças até dois anos,
           Bola de 45 cm: para pessoas de até 1,65 m de altura.
           Bola de 55 cm: para pessoas com altura entre 1,65 m e 1,80 m.
           Bola de 65 cm: para pessoas coma altura entre 1,80 m e 2,00 m.
           Bola de 75 cm: para pessoas com altura superior a 2,00 m.

         
Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta
CREFITO 4 Nº 118117 F


Nenhum comentário:

Postar um comentário