quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vinho e Saúde dos Astronautas

Vinho Ajuda Saúde de Astronautas Em Longas Viagens Ao Espaço


Você sabe o que um astronauta em viagem ao espaço e uma pessoa sedentária têm em comum? Por causa da falta de exercícios, ambos perdem massa muscular e diminuem a densidade dos ossos. Para tratar desse problema, um grupo de cientistas franceses descobriu que uma substância presente no vinho pode minimizar esses efeitos colaterais e ajudar astronautas em longas viagens espaciais e até os sedentários.
Os cientistas, do Instituto Pluridisciplinar Hubert Curien (França), criaram um ambiente que simula a falta de gravidade do espaço. Para fazer os testes, eles colocaram ratos pendurados pela cauda e os dividiram em dois grupos. Enquanto uma equipe não recebeu nenhum tratamento especial, o outro recebeu doses diárias de resveratrol, substância encontrada em sementes de uvas.
Os resultados mostraram que os ratos do grupo de controle – que não receberam nenhum tratamento – sofreram perdas ósseas e musculares e desenvolveram resistência à insulina (hormônio que leva a glicose até as células para ser transformada em energia).
Já os ratos tratados com resveratrol não sofreram nenhum desses efeitos colaterais. O estudo foi publicado na revista científica da Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental (Faseb, na sigla em inglês).
De acordo com Gerald Weissmann, editor-chefe da revista, o resveratrol não deve ser um substituo dos exercícios, mas é uma opção para diminuir a destruição do organismo de pessoas que não se movimentam.
Não é de hoje que os cientistas sabem dos benefícios do vinho para a saúde. Além do resveratrol, a bebida contém flavonóides – substâncias antioxidantes que reduzem colesterol ruim e protegem o sistema cardiovascular, entre outras funções.
Para os pesquisadores franceses, o consumo de resveratrol é recomendado para astronautas em viagens longas e para pessoas com estilo de vida sedentário. Nesse sentido, destacam, tomar um pouco de vinho também pode ser uma boa solução.

Fonte: Portal R7
Rafael Rabelo Mendes
Fisioterapeuta



Nenhum comentário:

Postar um comentário